top of page
carlos.png

Diretor do AE Eduardo Gageiro

"A Escola é uma entidade complexa, onde interagem diversas estruturas sociais, económicas, culturais, religiosas, desportivas, entre outras.
Múltiplos são os seus intervenientes, todos juntos numa só finalidade – Educação!
Importa, assim, saber ler a trama de inter-relações possíveis entre os
educadores/professores, crianças/alunos e agentes educativos, nas suas mais
diversas combinações, de maneira a atender às demais circunstâncias que surgem com o seu desenvolvimento.
Compete, pois, à Escola, de forma maiêutica, moldar-se à mudança global, pese embora estimulando a motivação e adotando estratégias de participação e
envolvimento de todos nas atividades pedagógicas propostas e, preferencialmente, negociadas, decorrentes do aprofundamento do conhecimento, quer pela partilha, quer pelo investimento na formação.
E por tudo isto, “Formar para Melhorar” é um abraço ao que se vai fazendo pelo
mundo. É querer conhecer o outro, aprender com ele, para um crescimento mútuo e mais completo.
Acredito que mais completos seremos melhores educadores e formadores."

helena.png

Diretora Executiva IPTRANS
Coordenadora 
Centro Qualifica e Formação Contínua

“ Participar num projeto do programa Erasmus + é algo que não se consegue explicar, apenas se sente.

É algo que consegue trazer benefícios a todos os envolvidos (diretos ou indiretos) e em diversas dimensões (pessoais, profissionais, culturais, académicas …).

Reaproxima o que é próximo (como as nossas escolas que se encontram todas no mesmo concelho) e aproxima o distante (países, culturas, escolas e pessoas de países diferentes).

Para o nosso Centro Qualifica é uma experiência muito positiva que pretendemos dar continuidade – todos temos a ganhar, seja na participação ou na partilha.

Agradecemos ao Agrupamento de escolas Eduardo Gageiro o convite para participar nesta aventura.”

Clara-.png

Mentora e Coordenadora do Projeto

"De início, o nosso Projeto promoveu sinergias e cooperação entre instituições do consorcio e entre estas e organismos do concelho de Loures. Depois, surgiram as mobilidades, experiências intensas, únicas…para a vida. Conheceram-se professores, outras culturas e outras realidades que nos abriram horizontes.    
No dia do regresso, fica sempre a certeza de querer voltar um dia.  
Na bagagem trouxemos novas abordagens, mais competências transversais, metodologias de ensino inovadores, novas estratégias, técnicas e ferramentas digitais. Enriquecemo-nos profissionalmente e como pessoas! 
A nossa comunidade educativa, nós e as nossas escolas, ficámos, inevitavelmente, mais europeus!" 

Maria José.png

Coordenadora do Ensino Noturno – AEEG

 “Formar para Melhorar - Educação de Adultos” é um Projeto Erasmus+ que pretende capacitar os docentes que nele participam, de técnicas e metodologias de ensino inovadoras e diversificadas, que promovam o sucesso e combatam o absentismo e o abandono escolar.
O trabalho colaborativo, a entreajuda, a partilha de conhecimentos e as pontes que se estabelecem entre os vários intervenientes, acrescentam valor e motivação a cada um para enfrentarem os desafios que lhes são colocados, num mundo cada vez mais global.
Aprofundar a colaboração entre pares e a partilha de iniciativas e projetos deste tipo são, sem dúvida, importantes contributos para que possamos incutir em cada um dos nossos alunos o desejo e a motivação para “Aprender e saber ser cidadão do mundo” (lema do Projeto Educativo do AEE)."

Ana Moura.png

Participante
Mobilidade Chipre

"Este projeto Erasmus+, Formar para Melhorar - Educação de Adultos vem, tal como o anterior Rede Municipal de Escolas Formadoras em TIC para a Comunidade,  alargar horizontes aos docentes, reforçar e implementar na escola a presença do Programa.
O curso Imigrantes e Refugiados: Eliminar as barreiras à inclusão, que integra o novo projeto é dramaticamente atual no contexto europeu.
A transmissão de conhecimentos pressupõe a disponibilidade, o prazer intelectual e afetivo, na sua aquisição prévia e no conforto da perceção dos objetivos alcançados. Os resultados face aos meios disponiveis são largamente compensadores e reconhecidos, tanto pela comunidade escolar como pela comunidade local tradicional ou recém chegada. Como participante em dois projetos Erasmus+ posso concluir que é  enriquecedor a todos os níveis, tanto pessoal como profissional."

Participantes
MobilidadeGrécia

Carla Silva.JPG
Graça Simôa Freire.JPG

“Poder integrar uma mobilidade do projeto ‘Erasmus +, Formar para Melhorar’ é uma oportunidade singular de participar numa experiência única e inesquecível.
A possibilidade de nos focarmos exclusivamente na formação, na troca de experiências, na partilha de conhecimentos, na cultura e nas vivências de cidades e países diferentes do nosso permite um alargar de horizontes e um aprofundar de conhecimentos ímpar.
A entreajuda, colaboração e dinâmicas desenvolvidas durante a formação validam a necessidade de constante atualização de metodologias, de reforço de atividades motivadoras para alunos e formandos, de abordagens inclusivas e da importância das competências que pretendemos que os nossos alunos/formandos adquiram.
Embora o contexto fosse diferente (a língua, a música, a gastronomia, a presença de monumentos da antiguidade clássica…) o ambiente cultural, paisagístico, climático e a maneira de ser da população fez-nos sentir em casa. Muitas vezes pensámos que, se nos abstraíssemos da língua, poderíamos estar em Portugal.
“A cereja em cima do bolo” foi a visita a escolas gregas, uma privada e uma pública. Pudemos, assim, conhecer in loco a realidade de uma escola numa cultura diferente da nossa.
Cada mobilidade valoriza-nos a nível profissional, mas também a nível pessoal. É uma experiência muito gratificante e enriquecedora, que pensamos todos os professores deveriam experienciar.”

alunos IPTRANS.JPG

Alunos - Educação de Adultos- IPTRANS

irene.png

Diretora do AE José Afonso, Loures

"As coisas não acontecem por acaso, somos  Nós que as construímos: O Projeto Erasmus+  - Formar para Melhorar – Educação de Adultos- usufruiu de forma muito positiva e construtiva do impulso colaborativo desenvolvido entre as escolas e instituições de Loures do anterior Projeto Erasmus+  - Rede Municipal de Escolas Formadoras em TIC para a comunidade. 
As comunidades tornam-se mais ativas ao apropriarem-se do conhecimento de novas realidades e novas metodologias de ensino e de aprendizagem.  
O Benchmarking realizado entre escolas e instituições de vários países, para além da formação realizada em contexto formal, capacitou-nos enquanto profissionais e enquanto seres culturais."

Captura de ecrã 2022-02-20 194734.png

Presidente da Associação de Pais do AEEG
Deputada da Assembleia Municipal de Loures

"De uma ideia, surge um projeto. De um projeto, surge uma experiência. Dessa experiência, surgem Professores motivados, empenhados, com um enriquecimento pessoal e cultural e uma partilha de conhecimentos e experiências que se tornam uma mais valia para os seus alunos. 
É um orgulho reconhecer nas mentoras deste projeto, as Professoras Magda Almeida e Clara Laranjeira (Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro), a dedicação e o espírito de equipa que, tão bem, vemos espelhado nas fotos partilhadas. 
A articulação entre agrupamentos e o IPTrans, enriquecem o Município de Loures e a sua comunidade educativa. 
É desta dedicação e empenho que precisamos, para que os nossos adultos continuem a acreditar que a educação é a base de uma sociedade de valor.
Desejo, a todos os intervenientes deste fantástico projeto, as maiores felicidades e sucessos. Que seja o primeiro de muitos!"

Magda.png

Mentora e Coordenadora do Projeto
Adjunta do Diretor (AEEG)

"Este projeto veio alargar horizontes, suscitar curiosidade e reforçar a presença do Programa Erasmus+ no Agrupamento.

Com a divulgação das suas atividades, surgiram membros da comunidade escolar com interesse em saber mais sobre estes projetos de contexto internacional e professores com vontade de os conhecer e integrar.

Novos projetos estão a ser desenvolvidos e pensados, aumentando a satisfação, motivação dos intervenientes  e contribuindo para o Plano de Desenvolvimento Europeu do Agrupamento."

Capturar1.JPG

Participante
Mobilidade Croácia

Em Outubro de 2021 participei no programa de mobilidade Erasmus+ à Croácia, tendo tido a oportunidade de contactar com realidades de ensino distintas, de partilhar práticas pedagógicas e de travar conhecimento com diferentes culturas.
A experiência profissional foi extremamente valiosa, quer pelos cursos ministrados, quer pelas reflexões e debates promovidos. Tão gratificante quanto a experiência profissional, foi a componente social, por tudo o que nos foi proporcionado, na fantástica cidade de Split.

alvaro.png

Participante
Mobilidade Islândia

"De um modo geral as formações que tenho frequentado no âmbito dos projetos Erasmus+ superam sempre as expetativas que tenho. A formação é dada de uma forma muito dinâmica, o que faz com que fiquemos extremamente motivados. Os cursos são bastante interessantes e tenho convicção que muitos princípios abordados vão determinar valências na postura futura em variadíssimas situações do dia-a-dia profissional e pessoal.
Como participante em dois projetos Erasmus+ realço o facto que as sessões com colegas de outros países europeus fazem com que desenvolvamos várias dinâmicas interessantes de grupo, criando relação e cooperando no desenvolvimento uns dos outros. Sinto-me hoje com mais capacidades para poder aplicar muitos dos conhecimentos que adquiri. Os formadores foram fantásticos, com muita flexibilidade e o ambiente no grupo foi excelente, o que, sem dúvida, facilitou a aprendizagem.
Estes projetos são bastante ricos ao nível de conteúdos e fazem-nos evoluir bastante na componente formativa, dando-nos ferramentas essenciais e necessárias ao bom desenvolvimento do docente.
Creio que o que de melhor posso dizer em relação à utilidade destes projetos é que certamente utilizarei algumas das noções, ferramentas e métodos que me foram transmitidos."

Capturar.JPG

Aluno - Educação de Adultos- AEEG

"O projeto Erasmus + é uma ferramenta que irá com certeza ajudar os formadores na sua árdua tarefa de formação de alunos. Sabemos que não é fácil motivar adultos, provenientes de vários extratos sociais e com diferentes vivências, para terem aproveitamento escolar e serem assíduos, mas creio que com o know how adquirido nestes projetos tudo irá correr pelo melhor."

Captura de ecrã 2022-03-02 224215.png

Aluno - Educação de Adultos- AEEG

"O projeto Erasmus + Formar para Melhorar - Educação de Adultos veio para ajudar os docentes a instruírem-se de novas técnicas, métodos de ensino e formas de incentivar os alunos do ensino noturno a aprender e combater o absentismo e abandono escolar.
Com a partilha de conhecimentos entre os diversos países, acredito que o objetivo será atingido com sucesso."

bottom of page